É necessário a instalação do Flash Player para conseguir visualizar correctamente esta página. Clique aqui para mais informação.

Notícias

Press Release - Monitorização da espécie de térmita de madeira seca C. brevis no arquipélago dos Açores (2010-2014) (Grupo da Biodiversidade dos Açores)

Monitorização da espécie de térmita de madeira seca C. brevis no arquipélago dos Açores (2010-2014)   A térmita de madeira seca das Índias Ocidentais Cryptotermes brevis (Walker) está confirmada para seis das nove ilhas que constituem o arquipélago, tendo a espécie (...)

Ler mais »

Processo de erradicação da térmita subterrânea no antigo Bairro Americano na Serra de Santa Rita (gba)

No passado dia 29 de Janeiro (2015) o Grupo da Biodiversidade, em conjunto com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, deu uma entrevista à RTP Açores para divulgar os avanços no processo de erradicação da térmita subterrânea no antigo Bairro Americano na Serra de Santa Rita no Concelho d(...)

Ler mais »

Artigo do GBA apresenta mapas de risco e estimativa económica da espécie Cryptotermes brevis para os Açores (Journal of Economic Entomology)

O Journal of Economic Entomology acaba de publicar um artigo do Grupo da Biodiversidade dos Açores que apresenta mapas de risco para a disperção da espécie de térmita de madeira seca, Cryptotermes brevis, e uma estimativa dos custos associados para o tratamento e controle desta praga, no presente e no fu(...)

Ler mais »

A térmita subterrânea americana foi encontrada na Caldeira das Lages (Terceira) (Azorean Biodiversity Group)

A térmita subterrânea americana, Reticulitermes flavipes foi detectado esta semana na Caldeira das Lages na Ilha Terceira. Este é o segundo local na Ilha Terceira, depois de ter sido detectada no "Bairro de Santa Rita", Praia da Vitória. Esta descoberta torna a sua erradicação da ilha Terceira praticamente(...)

Ler mais »

Curso para novos peritos qualificados no sistema SCIT - SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE INFESTAÇÃO POR TÉRMITAS (http://www.gba.uac.pt/)

    Estão abertas inscrições para candidatos a PERITOS QUALIFICADOS NO SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE INFESTAÇÃO POR TÉRMITAS - SCIT, dos Açores (Curso vai decorrer de 23 a 28 de Junho na Ilha Terceira numa organização da ACDA e Grupo da Biodiversidade dos A&cced(...)

Ler mais »

Novo foco de térmitas no Concelho da Praia da Vitória (Grupo da Biodiversidade dos Açores)

Novo foco da espécie de Térmita de Madeira Seca - Cryptotermes brevis no Concelho da Praia da Vitória A térmita da espécie Cryptotermes brevis, que já ocorre nas cidades de Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, Horta e nas localidades de Calheta do Nesquim e Ribeiras das Lajes (Ilha do Pic(...)

Ler mais »

Relatório Termodisp 2011 (Azorean Biodiversity Group)

O relatório das actividades realizadas pela equipa do Grupo da Biodiversidade da Universidade dos Açores já se encontra disponível no link: http://sostermitas.angra.uac.pt//fotos/biblioteca/1357565425.pdf  (...)

Ler mais »

Apresentação pública dos Resultados da Campanha “SOS Térmitas – Unidos na Prevenção” (Grupo de Comunicação de Risco da Universidade dos Açores)

Esta sexta-feira, dia 22 de Junho pelas 9h00 foram tornados públicos, no auditório do campus do pico da urze da Universidade dos Açores, os resultados alcançados pelo “SOS Térmitas: Unidos na Prevenção”, a primeira campanha pública de comunicação de risco pa(...)

Ler mais »

Projecto TERMODISP - A Térmita de Madeira Seca (Cryptotermes brevis) nas cidades de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada nos anos de 2010 e 2011. (Grupo da Biodiversidade dos Açores)

Nos últimos dois anos tem decorrido o Projecto TERMODISP, projecto de monitorização desta espécie de térmita nos Açores, financiado pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia e Comunicações. Um dos resultados mais importantes tem a ver com a comparação en(...)

Ler mais »

NOVO DIPLOMA PUBLICADO EM JORNAL OFICIAL VAI ALÉM DAS AJUDAS PARA RECONSTRUÇÃO DE IMÓVEIS (Diário Insular )

Desinfestação de térmitas com apoios do Governo Está publicado em Jornal Oficial o diploma que regulamenta o regime jurídico de concessão de apoios financeiros à desinfestação e a obras de reparação de imóveis danificados pela infestação por té(...)

Ler mais »

Enzimas das térmitas subterrâneas podem ajudar a produzir Biofuel (Scharf ME, Karl ZJ, Sethi A, Boucias DG, 2011 Multiple Levels of Synergistic Collaboration in Termite Lignocellulose Digestion. PLoS ONE 6(7): e21709. doi:10.1371/journal.pone.0021709 )

Com base num artigo publicado na revista PLoS ONE, será possível usar enzimas do Tubo Disgestivo das térmitas subterrâneas para aplicação na Industria de Produção de Biofuel. Ver mais detalhes:  Scharf ME, Karl ZJ, Sethi A, Boucias DG (2011) Multiple Levels of Synergistic Collaboration i(...)

Ler mais »

Armadilhas Exteriores

Não são balões de São João!   São armadilhas passivas idênticas às do ano anterior, no entanto, colocadas em ruas diferentes. O grande objectivo da colocação destas armadilhas é entender quais as ruas que estão mais afectadas pela praga e quais as zonas mais(...)

Ler mais »

Lista de Peritos Qualificados no SCIT (Sistema de Certificação de Infestação por Térmitas (SCIT))

Disponibilizamos neste sitio a lista de peritos qualificados no Sistema de Certificação por Térmitas.  Nome Morada Código Postal Ilha E-Mail Telefone Ana Duarte Casals R. D. Paulino de Azevedo e Castro, 16 9930-142 Lajes do Pico Pico ana.casals@gmail.c(...)

Ler mais »

Presença de térmitas confirmada na ilha do Pico

Foi confirmada a presença da praga de térmita de madeira seca (Cryptotermes brevis) na ilha do Pico, mais concretamente no concelho das Lajes. No âmbito do Projecto TERMODISP – “A térmita de madeira seca Cryptotermes brevis (Walker) nos Açores: Monitorização dos vôos de dispers&at(...)

Ler mais »

Legislação que regulamenta a infestação por térmitas (http://sostermitas.angra.uac.pt//fotos/biblioteca/1294314844.pdf)

O Decreto Legislativo Regional N. 22-2010-AA, legislação que visa a regulamentação e controlo da praga de térmitas de madeira seca e das restantes espécies de térmitas existentes no arquipélago, já se encontra em vigor na integra. A este documento foi acrescida a resolução(...)

Ler mais »

Curso de qualificação para peritos do Sistema de Certificação de Infestação por Térmitas (SCIT) (Governo Regional dos Açores)

O primeiro curso de qualificação para peritos do Sistema de Certificação de Infestação por Térmitas (SCIT), cujo plano de formação foi aprovado pela Portaria nº 86/2010, de 30 de Agosto, realiza-se na semana de 22 a 26 de Novembro, em Angra do Heroísmo.  O SCIT encontr(...)

Ler mais »

Palestras sobre Térmitas no dia 17 em Angra do Heroísmo (Grupo da Biodiversidade dos Açores)

No dia 17 de Setembro pelas 17h30 vão decorrer duas palestras sobre as térmitas no Campus do Pico da Urze na ilha Terceira. Os temas são: "Origin and extent of the infestation by the West Indian drywood termite Cryptotermes brevis (Walker) in the Azores Islands" da autoria de Teresa Ferreira "Termite diversity and island(...)

Ler mais »

Palestra sobre as térmitas subterrâneas em Angra do Heroísmo (Palestras do Ano Internacional da Biodiversidade)

Decorre no dia 25 de Junho no Campus Universitário do Pico da Urze (Dep. Ciências Agrárias, Univ dos Açores), pelas 17h30 uma palestra da Prof. Lina Nunes sobre as Térmitas subterrâneas de Portugal". A Prf. Lina Nunes é investigadora do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e desloca(...)

Ler mais »

Nova Legislação para Combate às Térmitas nos Açores

Foi aprovada recentemente o novo "Regime jurídico do combate à infestação por térmitas". Veja na secção da Documentação o PDF com a nova Legislação. O Governo Regional espera ter os apoios a funcionar no final deste ano.

Ler mais »

Montagem de Armadilhas nas Ilhas Faial, São Jorge, São Miguel e Santa Maria

No âmbito do Projecto TERMODISP (DRCT - M221-I-002-2009 - A térmita de madeira seca Cryptotermes brevis (Walker) nos Açores: Monitorização dos voos de Dispersão e prevenção da colonização) vão ser montadas armadilhas para captura de térmitas aladas nas cidades da Hor(...)

Ler mais »

O Combate às Térmitas nos Municípios Açorianos - Programa de Comunicação de Risco (Uaç)

Combate às térmitas com campanha regional O combate às térmitas vai contar com uma campanha regional orçada em 350 mil euros e tem como objectivo sensibilizar a população para o avanço da praga. O combate às térmitas vai entrar “num ponto de viragem” com uma campanh(...)

Ler mais »

Pesquisa conduzida em parceria entre o Grupo da Biodiversidade dos Açores (CITA-A), da Universidade dos Açores, o LNEC e a Câmara Municipal da Praia da Vitória para detecção da área afectada pela Térmita subterrânea Reticulitermes flavipes (Grupo de Biodiversidade dos Açores)

Durante esta última semana a equipa de Monitorização e controle das térmitas (EMCTA) do grupo de Biodiversidade dos Açores (GBA - CITAA) realizou em conjunto com a Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a colocação de armad(...)

Ler mais »

Apresentação do Relatório sobre as Térmitas em Angra do Heroísmo 2009 (Sumário Executivo no Portal da Biodiversidade dos Açores)

No dia 26 de Novembro apresenta-se oficialmente o Relatório sobre o estado da infestação de térmitas em Angra do Heroísmo: Guerreiro, O., Borges, A. & Borges, P.A.V. (2009). A térmita de madeira seca Cryptotermes brevis (Walker) na cidade de Angra do Heroísmo: monitorização e contr(...)

Ler mais »

Nova espécie de termita encontrada na ilha Terceira (Praia da Vitória) (Universidade dos Açores (Grupo da Biodiversidade dos Açores))

A pedido de um proprietário, a equipa de controlo e monitorização das Térmitas do Grupo Biodiversidade dos Açores (CITA-A) realizou  uma visita à zona de Santa Rita no antigo Bairro Americano (ilha Terceira). Durante a inspecção realizada a duas habitações foram detectados i(...)

Ler mais »

Confirmada a presença da térmita de madeira seca na Ilha de S.Jorge (Dra. Teresa Ferreira)

Foi confirmada a presença da espécie de térmita de madeira seca Cryptotermes brevis na ilha de S.Jorge.   A existência desta espécie já havia sido mencionada, há já alguns anos, por uma empresa de restauro de mobiliário e antiguidades. No entanto, a sua presença não (...)

Ler mais »

PROTOCOLO ENTRE UA E AUTARQUIA ANGRENSE -Iniciados trabalhos no combate às térmitas (A União (2009-07-08))

A equipa da Universidade dos Açores (UA), constituída por Orlando Guerreiro, Maria Teresa Ferreira e Anna Bella Borges, já iniciou os trabalhos de campo de combate às térmitas no centro da cidade de Angra do Heroísmo, ao abrigo do protocolo entre o município angrense e aquela instituiçã(...)

Ler mais »

WORKSHOP - COMBATE ÀS TERMITAS USANDO A TECNICA DA TEMPERATURA em 3 de JULHO (Universidade dos Açores)

Dia 3 de Julho – Sexta-feira (20h00) – Campus Universitário do Pico da Urze     Programa     20.00 – Sessão de Abertura – Paulo A. V. Borges (Univ. dos Açores)   20.10 – Previsão sobre a expansão da térmita de madeira seca nas várias ilha(...)

Ler mais »

Térmita de Madeira Seca encontrada em Lisboa (Nunes, L. (2009). Termite infestation risk in Portuguese historic buildings. Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), )

  TERMITAS DE MADEIRA SECA JÁ EM LISBOA Foi recentemente indicada a presença da térmita de madeira seca Cryptotermes brevis em Lisboa na zona de Belém. Lina Nunes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Núcleo de Estruturas de Madeira, Portugal, refere que  foram encontradas col&oac(...)

Ler mais »

Primeiro enxame de térmitas em Angra Heroísmo este ano foi mais cedo (Grupo de estudo das térmitas da Univ. dos Açores (CITA-A))

A Universidade dos Açores vem por esta via informar os Órgãos de Comunicação Social e o púbico em geral de que se observou o primeiro enxame de térmitas aladas reprodutoras da época de 2009 em 21 de Abril em Angra do Heroísmo.   Este ano o aparecimento de alados foi mais cedo pel(...)

Ler mais »

O que fazer a curto prazo para controlar as térmitas nos Açores (Reflexão com base na discussão realizada em programa da RDP (Jornalista: Armando Mendes))

  Estratégias para o combate das térmitas nos Açores   Paulo A. V. Borges (Grupo da Biodiversidade dos Açores) As térmitas são organismos sociais com um comportamento complexo e muito bem adaptado ao habitat urbano, e consequentemente muito difíceis de controlar. Infelizmente os A&cced(...)

Ler mais »

Térmitas nos Açores estão sem controlo : Investigador não tem dúvidas (Correio dos Açores)

O investigador da Universidade dos Açores Paulo Borges, especialista em insectos, admitiu ontem que a infestação de térmitas está sem controlo nas quatro ilhas do arquipélago açoriano que estão afectadas. As ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial estão afectadas pel(...)

Ler mais »

Perigos dos Fumigantes (Environmental News Service (ENS))

CAMBRIDGE, Massachusetts, March 11, 2009 (ENS) - Sulfuryl fluoride, a gas used for insect control, has the potential to contribute to future global warming at more than 4,800 times the potency of the better known greenhouse gas carbon dioxide, an international team of researchers said today.  The gas is used for soil fumigation, termite treat(...)

Ler mais »

Infestação de térmitas está sem controlo (Destak)

O investigador da Universidade dos Açores Paulo Borges, especialista em insectos, admitiu hoje que “a infestação de térmitas está sem controlo nas quatro ilhas do arquipélago açoriano que estão afectadas”. As ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira e Faial estão (...)

Ler mais »

Plano de combate às térmitas com Xylophene (Azores Digital)

Praga de térmitas nos Açores O Xylophene SOR40, produzido e distribuído pela Tintas Dyrup, S.A. Portugal, foi um dos produtos recomendados pelo estudo da Universidade do Açores, co-financiado pelo Governo Regional, que aponta soluções para combater a praga de térmitas que nos últimos anos tem(...)

Ler mais »

Voltar ao ínicio da página
AGRADECIMENTOS:
A todos os cidadãos entrevistados no âmbito deste projecto;
A Enésima Mendonça, Nuno Gonçalves, Paulo Cristóvão, Pedro Cardoso e Timothy Myles pelas fotografias cedidas;
A todos os que testaram esta página contribuindo com valiosas sugestões;
À Direcção Regional da Ciência e Tecnologia pelo financiamento do Projecto "TERMIPAR".
drct BioDiversidade Cita
Webdevelopment © Via Oceânica 2008 - Todos os direitos reservados.