É necessário a instalação do Flash Player para conseguir visualizar correctamente esta página. Clique aqui para mais informação.

Notícias

Plano de combate às térmitas com Xylophene

Praga de térmitas nos Açores

O Xylophene SOR40, produzido e distribuído pela Tintas Dyrup, S.A. Portugal, foi um dos produtos recomendados pelo estudo da Universidade do Açores, co-financiado pelo Governo Regional, que aponta soluções para combater a praga de térmitas que nos últimos anos tem atormentado as populações do arquipélago açoriano.

O mais recente estudo da Universidade dos Açores sobre esta temática intitula-se “Envolvimento dos Cidadãos no Controlo das Térmitas Urbanas nos Açores” e recomenda a aplicação de Xylophene SOR40 nas madeiras com o objectivo de as proteger contra esta praga.

O Xylophene SOR40 é um produto homologado pelo LNEC e está reconhecido como sendo eficaz no combate às térmitas, uma praga que tem provocado grave danos em edifícios habitacionais e património construído, originando mesmo situações de colapso total nas estruturas de madeira afectadas.

Combate à praga das térmitas conta com financiamento regional

Para ajudar os açorianos no combate à infestação por térmitas o Governo Regional do Açores decretou já os termos do regime específico para apoios financeiros, nas modalidades de comparticipação a fundo perdido ou financiamento com juros bonificados a atribuir às populações (Decreto Legislativo Regional nº 5/2008/A).

O Governo Regional comparticipa também financeiramente as investigações que permitam minorar e controlar a praga de térmitas, como foi o caso do projecto “Envolvimento dos Cidadãos no Controlo das Térmitas Urbanas nos Açores” da Universidade dos Açores, que recomenda a utilização do produto Xylophene SOR40, da Tintas Dyrup.

Xylophene SOR40

Categorizado como insecticida e fungicida para madeiras em interior e exterior, o Xylophene SOR40 é um produto destinado ao tratamento preventivo e curativo da madeira de construção e imobiliário. Este produto da Dyrup tem uma actuação infalível contra térmitas e insectos xilófagos.

Quanto às suas propriedades, o Xylophene SOR40 não altera a cor ou o aspecto natural da madeira, sendo inteiramente compatível com outros produtos sintéticos de impregnação e acabamento de madeiras (velaturas, vernizes, esmaltes, entre outros).

A aplicação do Xylophene SOR40 pode ser feita através de trincha ou pincel sem diluição, ou ainda via injector que garante uma melhor actuação, directamente na zona infectada.

Publicado a, 02 de Fevereiro de 2009. Fonte: Azores Digital

Voltar ao ínicio da página
AGRADECIMENTOS:
A todos os cidadãos entrevistados no âmbito deste projecto;
A Enésima Mendonça, Nuno Gonçalves, Paulo Cristóvão, Pedro Cardoso e Timothy Myles pelas fotografias cedidas;
A todos os que testaram esta página contribuindo com valiosas sugestões;
À Direcção Regional da Ciência e Tecnologia pelo financiamento do Projecto "TERMIPAR".
drct BioDiversidade Cita
Webdevelopment © Via Oceânica 2008 - Todos os direitos reservados.