É necessário a instalação do Flash Player para conseguir visualizar correctamente esta página. Clique aqui para mais informação.

Notícias

Processo de erradicação da térmita subterrânea no antigo Bairro Americano na Serra de Santa Rita

No passado dia 29 de Janeiro (2015) o Grupo da Biodiversidade, em conjunto com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, deu uma entrevista à RTP Açores para divulgar os avanços no processo de erradicação da térmita subterrânea no antigo Bairro Americano na Serra de Santa Rita no Concelho da Praia da Vitória. Trata-se de um projecto financiado pela Direcção Regional do Ambiente no valor de cerca de 48.000 Euros por cinco anos e com o apoio logistico de campo da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Até ao momento foram colocadas mais de 350 armadilhas em toda a extensão do bairro estando a ser monitorizadas cerca de 7 casas (no seu interior) onde a actividade da térmita subterrânea foi evidente.

Este processo, apesar de ainda no início, está já a ter alguns resultados interessantes. Está projectado que esta monitorização seja continuada por mais 4-5 anos até ser completamente possível afirmar que a espécie está erradicada.

A espécie a que nos referimos, a térmita subterrânea Reticulitermes flavipes, é oriunda do leste dos Estados Unidos da América (EUA) e é uma praga com um impacto económico bastante preocupante nos EUA.

Termitas da espécie Reticulitermes flavipes

A preocupação a curto prazo são as habitações da população sendo que a médio longo prazo são os ecossistemas que, caso a espécie se propague e naturalize para as zonas de floresta, será praticamente impossível a sua erradicação e o seu impacto poderá ser devastador.

Soldado

Publicado a, 02 de Fevereiro de 2015. Fonte: gba

Voltar ao ínicio da página
AGRADECIMENTOS:
A todos os cidadãos entrevistados no âmbito deste projecto;
A Enésima Mendonça, Nuno Gonçalves, Paulo Cristóvão, Pedro Cardoso e Timothy Myles pelas fotografias cedidas;
A todos os que testaram esta página contribuindo com valiosas sugestões;
À Direcção Regional da Ciência e Tecnologia pelo financiamento do Projecto "TERMIPAR".
drct BioDiversidade Cita
Webdevelopment © Via Oceânica 2008 - Todos os direitos reservados.