Embora seja praticamente impossível erradicar uma infestação de térmitas de madeira seca depois de instalada num local como os Açores, existem actualmente diversas soluções técnicas eficazes para exterminar as térmitas de uma habitação. A solução mais adequada depende do nível de infestação e de características específicas como o traçado urbano, a quantidade e o tipo de madeira afectados, etc..
Existem várias técnicas eficazes no extermínio das térmitas de um edifício: a fumigação, o aquecimento por ar quente, a injecção de azoto líquido e a aplicação de termicidas por injecção. Enquanto que as duas primeiras actuam de forma global em todo o imóvel, as outras duas são vocacionadas para tratamentos localizados (Spot-treatment). No entanto, só a aplicação de termicidas por injecção se encontra disponível nos Açores, em empresas especializadas.
No caso de infestação generalizada pode ser necessário proceder à substituição parcial ou total das estruturas de madeira existentes por outros materiais ou por madeira pré-tratada. Para isso, existe um programa de apoio, accionado em 2008, que visa contribuir para uma gestão eficaz dos riscos inerentes.
Existem quatro soluções para erradicar as térmitas de peças de mobiliário e de outros artefactos de madeira, embora nenhuma das soluções tecnológicas seja actualmente comercializada nos Açores. No entanto, a solução de envolver a peça num saco de plástico preto e colocar ao Sol, durante duas semanas no Verão, para além de eficaz, é de fácil implementação e muito baixo custo.