Notícias

Primeiro enxame de térmitas em Angra Heroísmo este ano foi mais cedo

A Universidade dos Açores vem por esta via informar os Órgãos de Comunicação Social e o púbico em geral de que se observou o primeiro enxame de térmitas aladas reprodutoras da época de 2009 em 21 de Abril em Angra do Heroísmo.

 

Este ano o aparecimento de alados foi mais cedo pelo que as pessoas devem tomar todas as medidas necessárias para se protegerem nos meses de Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto. Uma forma de tomar conhecimento com o problema será visitarem o Portal das Térmitas dos Açores (sostermitas.angra.uac.pt).

 

Quem já possui térmitas na sua casa deve colocar armadilhas para captura dos alados contribuindo assim para evitar a re-infestação de outras partes da sua casa e a dispersão da praga para outras habitações.

 

Nas cidades de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada e ainda na ilha de Santa Maria, devem estar atentos e fechar as janelas entre as 17h00 e as 22h00 altura em  que podem entrar térmitas nas vossas habitações.

 

Pela Universidade dos Açores

 

Paulo A. V. Borges

Publicado a, 23 de Abril de 2009. Fonte: Grupo de estudo das térmitas da Univ. dos Açores (CITA-A)

Voltar ao ínicio da página
AGRADECIMENTOS:
A todos os cidadãos entrevistados no âmbito deste projecto;
A Enésima Mendonça, Nuno Gonçalves, Paulo Cristóvão, Pedro Cardoso e Timothy Myles pelas fotografias cedidas;
A todos os que testaram esta página contribuindo com valiosas sugestões;
À Direcção Regional da Ciência e Tecnologia pelo financiamento do Projecto "TERMIPAR".
drct BioDiversidade Cita
Webdevelopment © Via Oceânica 2008 - Todos os direitos reservados.

Funded in 2025 by FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia UID/00329/2025 - Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (CE3C)