Notícias

Processo de erradicação da térmita subterrânea no antigo Bairro Americano na Serra de Santa Rita

No passado dia 29 de Janeiro (2015) o Grupo da Biodiversidade, em conjunto com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, deu uma entrevista à RTP Açores para divulgar os avanços no processo de erradicação da térmita subterrânea no antigo Bairro Americano na Serra de Santa Rita no Concelho da Praia da Vitória. Trata-se de um projecto financiado pela Direcção Regional do Ambiente no valor de cerca de 48.000 Euros por cinco anos e com o apoio logistico de campo da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Até ao momento foram colocadas mais de 350 armadilhas em toda a extensão do bairro estando a ser monitorizadas cerca de 7 casas (no seu interior) onde a actividade da térmita subterrânea foi evidente.

Este processo, apesar de ainda no início, está já a ter alguns resultados interessantes. Está projectado que esta monitorização seja continuada por mais 4-5 anos até ser completamente possível afirmar que a espécie está erradicada.

A espécie a que nos referimos, a térmita subterrânea Reticulitermes flavipes, é oriunda do leste dos Estados Unidos da América (EUA) e é uma praga com um impacto económico bastante preocupante nos EUA.

Termitas da espécie Reticulitermes flavipes

A preocupação a curto prazo são as habitações da população sendo que a médio longo prazo são os ecossistemas que, caso a espécie se propague e naturalize para as zonas de floresta, será praticamente impossível a sua erradicação e o seu impacto poderá ser devastador.

Soldado

Publicado a, 02 de Fevereiro de 2015. Fonte: gba

Voltar ao ínicio da página
AGRADECIMENTOS:
A todos os cidadãos entrevistados no âmbito deste projecto;
A Enésima Mendonça, Nuno Gonçalves, Paulo Cristóvão, Pedro Cardoso e Timothy Myles pelas fotografias cedidas;
A todos os que testaram esta página contribuindo com valiosas sugestões;
À Direcção Regional da Ciência e Tecnologia pelo financiamento do Projecto "TERMIPAR".
drct BioDiversidade Cita
Webdevelopment © Via Oceânica 2008 - Todos os direitos reservados.